Breaking

Professor, um justo no aperto.


Sim, digo com orgulho incontido, sou professor! Sou aquele que traz a luz do conhecimento por força do meu ofício. Muito estudei e também já fui aluno, ainda sou, mas quis a vida me doar a vocação da profissão de professor. Uma profissão honrada e deveras muito sofrida por se mal remunerada e pouco reconhecida. Hoje, posso sentir-me muito envergonhado por tantos e tantos, através de mim já formados, não conferem ao meu esforço a justa remuneração. Que direi eu desta triste decepção? Saber que dedicado os ensinei, mostrei-lhes os passos e o caminho da vida, tantas noções e hoje alcançam suas metas e ocupam posições, mas esqueceram o valor do mestre, enfim aprenderam a cuspir, bem no prato que comeram! Hoje sou visto como rebelde, agitador e chato, pois não sou mais o mestre querido, apenas mais um no sindicato, vítima de quem eu mesmo ensinei a escrever. Não te lembras de quando lamentavas as notas que iriam reprová-lo? De como pedia ajuda e de quanto eu te ajudava? Hoje tens melhor salário que eu, tens status e riqueza, mas não reconheces a quem te deu no passado a certeza, do futuro que hoje tens. Não te peço nada que não me devas, nada quero que seja injusto, apenas que reconheças o direito que conquistei. Sim, sou professor e se me sinto envergonhado não é pela profissão, esta me honra e envaidece, mas a remuneração me entristece, é razão de decepção. Que direi então doutor, que meu filho torne-se professor? Que sinta na pele aquilo que sinto e passe pelas mesmas aflições? Tenho a honra e a vaidade de ser professor, mas não posso pagar minhas contas com elas, não posso comê-las, mas também não fico sem. Foi esta honra que ensinei a todos os meus alunos, inclusive aos que me negam a devida remuneração. É com esta honra que travo a minha luta e no meu grito, encho meu pulmão. Não quero nada que a mim não seja devido, nem desejo a menos receber, pois o justo não é reajuste, o justo é o que se fez por merecer. Aprendi com quem me ensinou, a honrar a quem me ensina, hoje espero de voce, doutor, que honre o meu ofício e torne fácil a minha vida difícil, pois não é fácil ser professor.

Por Tony Casanova - Direitos Autorais e de Copyright reservados exclusivamente ao autor . Proibida a reprodução, cópia ou utilização do texto sem autorização expressa.

Um comentário:

  1. Com certeza meu amigo, não é fácil ser professor,mas é gratificante encontrar um ex aluno e ser reconhecido pela sua profissão..Essa é uma recompensa q não tem preço...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante, por isso deixe seu comentário. Muito obrigado pela visita. Venha sempre, você é bem vindo.